As árvores sempre foram a principal fonte de fibras de celulose utilizadas na produção do papel e cartão, embora estas fibras possam também ser de origem animal, sintética ou mineral. Mas, felizmente, existe outra forma de obter as fibras de celulose utilizadas na produção da pasta de papel: através do aproveitamento do papel e cartão velhos que deixaram de ter utilidade (reduzir, reutilizar e reciclar).
Em média, o papel/cartão pode ser reciclado até 5 vezes, dependendo esse número da quantidade de fibra virgem utilizada na primeira produção e da qualidade do papel e cartão que é utilizado no processo de reciclagem.
Felizmente, no nosso dia a dia, já consumimos vários produtos provenientes de papel e cartão reciclado. Exemplo disso, são as inúmeras caixas e embalagens produzidas pela José Neves para embalar e proteger os diversos produtos e artigos que chegam até si, enquanto consumidor final.
É também importante mencionar que no caso de papéis 100% virgens (sem nenhuma percentagem de papel reciclado), a José Neves recorre a parceiros cuja pasta de papel é produzida a partir de florestas geridas no âmbito de uma política de gestão florestal sustentada e que preserva o meio ambiente (FSC – Forest Stewardship Council), estando neste momento a implementar esta certificação. A certificação FSC assegura que os produtos provêm de florestas bem geridas, oferecendo vários benefícios ambientais, sociais e económicos.
Sabia que 1 tonelada de papel ou cartão reciclado permite poupar entre 15 a 20 árvores, consome menos energia e água no processo de fabrico e diminui as emissões de CO2 para a atmosfera? Mas não é só… consome também menos oxigénio, um elemento essencial para a vida humana.
Se ainda não faz a separação do papel do seu lixo doméstico, pense nisto e comece a fazê-lo. Esse seu gesto irá fazer a diferença e contribuir para que os seus filhos, netos e bisnetos possam viver num mundo mais saudável.
E porque hoje é o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, plante uma árvore. Na José Neves já plantámos uma árvore (veja na foto). Como Warren Buffett disse, “alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo.”
8 Comentários
A celebracao do Dia Mundial da Arvore ou da Floresta comecou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e politico Julius Sterling Morton, que incentivou a plantacao ordenada de arvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”.
Sim, é verdade Forex Review. Obrigada pelo comentário 🙂
No caso de Portugal, a primeira vez que se fez a Festa da Árvore foi em 9 de março de 1913 e o primeiro Dia Mundial da Floresta realizou-se a 21 de março de 1972.
Parabéns! Esse é o caminho!!
Obrigada Rui Fernandes. Sem dúvida!
Já plantou uma árvore hoje?
Tenha um dia excelente 🙂
Parabéns pelo artigo. Obrigado pelas decisões que tomam. Tenho filhos e quero o melhor para eles.
Obrigada Cristina 🙂
Se cada um de nós fizer um pouco, juntos faremos a diferença.
As decisões que tomamos hoje, terão um grande impacto no futuro do ambiente.
Gostei!!! Parabéns!!!
Obrigada Filipe 🙂
Tenha um dia fantástico!