A empresa José Neves em parceria com o Instituto Fibrenamics da Universidade do Minho, criaram uma embalagem de cartão inteligente que é capaz de comunicar com o utilizador, informando-o se o alimento se encontra em bom estado para consumo. Além disso, permite ainda, tanto ao consumidor como ao produtor monitorizar a qualidade do produto e rastrear o mesmo desde o seu embalamento até ao momento da venda ao público.
A embalagem chama-se “TechPack” e foi criada graças ao desenvolvimento de uma tinta com indicadores de pH, que muda de cor em virtude do pH a que as embalagens são expostas. Sempre que um alimento embalado se estraga, o pH varia e a cor do identificador vai mudar, indicando ao consumidor que o alimento está estragado. O identificador é um pequeno quadrado colorido na base da embalagem.
Na ótica de Pedro Neves, diretor de produção e logística na José Neves, “O facto de podermos aportar ‘inteligência’ a uma simples caixa de cartão é algo tão importante que faz com que acreditemos que o futuro pode ser bastante diferente do presente.”
Notícia do Jornal de Notícias pode ser consultada na íntegra aqui.