Uma empresa que se dedica à cartonagem faz embalagens e caixas de cartão (também conhecido por papelão), podendo os cartões ser de vários tipos, espessuras e qualidades. Em diversas situações, devido a necessidades específicas de proteção do produto pode ainda haver a combinação de vários cartões, papéis ou cartolinas, por forma a conferir maior resistência à embalagem. Há uma grande variedade de cartões no mercado, mas os mais comuns e utilizados pelas cartonagens são:
As cartonagens podem também fazer caixas e embalagens personalizadas com a sua imagem e logotipo, como é o caso da José Neves.
Por exemplo, os papéis reciclados e papéis de fibra virgem (conhecidos entre as cartonagens como kraftliner) são utilizados para obter placas de cartão produzidas através de caneladoras, que depois são utilizadas pelas cartonagens para produção de caixas de cartão para embalar e proteger todo o tipo de produtos.
Seguindo o ciclo da economia circular (reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar), quando as caixas chegam ao consumidor final protegendo os artigos que compraram e deixam de ter utilidade, o consumidor deve colocar as embalagens no ecoponto para que sejam posteriormente recolhidas e recuperadas pelos centros de gestão de resíduos para futura transformação em matérias-primas para a produção de novos produtos e embalagens.
O que achou deste artigo?
Deixe os seus comentários e sugestões 😉
4 Comentários
Achei útil. Obrigado por partilharem informação.
Olá Gonçalo!
Não tem de agradecer 🙂
Mais artigos serão publicados em breve. Vá visitando o nosso blog para estar a par das novidades.
Tenha uma boa semana!
Gostei!!!
Obrigada Rogério Alves 🙂 No que pudermos ajudar, disponha.
Votos de uma semana fantástica!